Projeto
Maloca
Um projeto realizado pela ONG PAP
Equipe da ação julho - 2022
Sobre o Maloca:
Voltado para assistência à população indígena, o Projeto Maloca realiza ações de de atendimento médico e odontológico desde 2020, na reserva Xakriabá - São João das Missões (norte de MG). Nosso objetivo é promover assistência à essa população por meio de atendimentos humanizados, tendo como foco o cuidado integral e longitudinal da paciente.
2020
Primeira ação
A ação inaugural de atendimento na terra indígena Xakriabá ocorreu em conjunto com o DSEI MG/ES e em parceria com as lideranças locais. Foram ofertados atendimento em Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Infectologia, Psiquiatria e Odontologia, durante 5 dias, totalizando1.619 atendimentos em saúde e doação de 264 óculos e lentes de grau.
2022
Segunda ação
Após uma lacuna de um ano de isolamentos sociais e dificuldades extremas de combate a pandemia, uma nova força tarefa foi iniciada: a de levantar recursos e suprimentos para retornar à terra indígena Xakriabá e assegurar a continuidade das ações, dessa vez, com relações ainda mais estreitas, novas parcerias, mais profissionais e melhor gestão para o combate das dificuldades em saúde da terra indígena. Contamos com uma equipe de 89 voluntários, responsáveis por realizar 1954 atendimentos ao todo, além de 16 toneladas de alimentos doadas.
Resultados da última ação (julho de 2022):
1954 atendimentos realizados divididos em:
473 atendimentos
oftalmológicos com doação de 262 óculos
454 atendimentos em Saúde da Família
150 atendimentos ginecológicos com inserção de 139 DIUs
251 consultas pediátricas
90 consultas psiquiátricas
127 consultas dermatológicas e 16 biópsias realizadas
466 atendimentos odontológicos
Em 2024 o Projeto Maloca busca levar à população indígena Xakriabá, além do que já foi realizado nas demais ações, uma atenção voltada principalmente para as regiões mais afastadas da reserva e que encontram ainda mais obstáculos de acesso à saúde. Para isso, planejamos realizar a ação em mais de um polo de atuação, possibilitando uma melhor distribuição do atendimento oferecido à essa comunidade.
Próxima
Ação
Inovações em saúde:
Buscando a longevidade do atendimento e novas formas de abordagens resolutivas com a população indígena, mesmo que à distância. Para isso, em setembro de 2023, o Projeto Maloca deu início a um novo modelo de ação, as Telecapacitações.
Esse modelo consiste em aulas online (2-3 vezes ao mês) voltadas aos profissionais da saúde da reserva Xakriabá com temas focados nas principais comorbidades e obstáculos enfrentados pela população em contato.
Buscamos através dessas aulas aproximar o contato entre a população Xabriabá e as diversas especialidades da área da saúde, trazendo resolutividades práticas e aplicáveis no dia a dia dos profissionais.
Conheça nossa plataforma de aulas
Nosso Cronograma Mensal
Setem.
2023
Amamentação e Aleitamento Materno
Outubr.
2023
Saúde Mental
Novem.2023
Emergências no adulto e na criança
Dezem.
2023
Manejo da Tuberculose
Janeiro
2024
Em desenvolvimento
Um pouco sobre
o povo Xakriabá:
Os Xakriabá são um dos poucos grupos indígenas que habitam o estado de Minas Gerais. Eles conseguiram sobreviver ao intenso contato com bandeirantes, frentes pecuaristas e garimpeiras, mas tiveram seu território ocupado por fazendeiros. Atualmente, estão lutando para ampliar suas terras demarcadas e recuperar parte delas. Além disso, estão em um processo de retomada de sua cultura ancestral, buscando identificar e registrar aspectos de suas tradições para proteger seu patrimônio.
A terra indígena Xakriabá localiza-se no município de São João das Missões, no norte de MG e conta com 8.800 habitantes (SESAI 2022). O território possui um clima quente e é marcado por uma vegetação predominante de cerrado, com diversos tipos de árvores e frutos utilizados para caça e coleta.