top of page
Design sem nome_edited_edited.jpg

Projeto
Prevenção

Um projeto realizado pela ONG PAP

Prancheta 1_edited.png
Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 15.21_edited.jpg

Equipe da ação de abril - 2025

Sobre o Projeto Prevenção:

Um projeto da ONG PAP, iniciado em 2024, em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, a Bristol Myers Squibb Foundation e a Becton Dickinson, que visa promover ações de prevenção oncológica de mama e colo de útero para mulheres da população indígena Xakriabá, no norte de Minas Gerais. 

PAP - Devolutiva 1a Ação BMSF_edited.jpg

Ações em Prevenção

Out. 2024

Abril 2025

1° semana de ação

2° semana de ação

3° semana de ação

Out. 2025*

4° semana de ação

Abril 2026*

*Possíveis datas planejadas

2024-2026

Resultados da primeira e segunda ação:

685 exames de mamografia realizadas

947 exames de Papanicolau realizados

Próximas ações:

A ideia do projeto surgiu pautada nos baixos níveis de indicadores de realização de exames de mamografia e coleta citológica de colo de útero (papanicolau), pela população Xakriabá, devido a histórica restrição vivida por esse povo em relação a oferta de acesso à saúde, em especial a realização de exames preventivos.

Diante desse cenário, o PAP, em conjunto com os órgãos de saúde locais, parte para mais uma ação no território Xakriabá voltada para realização desses exames preventivos, afim de promover a detecção precoce dessas lesões, cujos sintomas tornam-se mais visíveis e detectáveis apenas em estágios mais avançados da doença. 

Serão quatro ações totalizadas até o primeiro semestre de 2026, com coleta dos exames oferecida a toda mulher que entre nos critérios de rastreio para essas doenças, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da comunidade indígena Xakriabá. 

PAP - Devolutiva 1a Ação BMSF_edited.jpg
3_edited.jpg
3_edited.jpg

Um pouco sobre
o povo Xakriabá:

Os Xakriabá são um dos poucos grupos indígenas que habitam o estado de Minas Gerais. Eles conseguiram sobreviver ao intenso contato com bandeirantes, frentes pecuaristas e garimpeiras, mas tiveram seu território ocupado por fazendeiros. Atualmente, estão lutando para ampliar suas terras demarcadas e recuperar parte delas. Além disso, estão em um processo de retomada de sua cultura ancestral, buscando identificar e registrar aspectos de suas tradições para proteger seu patrimônio.

A terra indígena Xakriabá localiza-se no município de São João das Missões, no norte de MG e conta com 8.800 habitantes (SESAI 2022). O território possui um clima quente e é marcado por uma vegetação predominante de cerrado, com diversos tipos de árvores e frutos utilizados para caça e coleta.

  • Instagram
  • site
3.png

Projeto de Assistência às Populações

Idealizado desde 2016

Projeto de Assistência às Populações; CNPJ: 35.868.226/0001-93

Avenida Loja Maçônica Renovadora 68, nº 100, Bloco B, Sala de Ação Social – Bairro Aeroporto, CEP 14785002

2.png
4.png
LOGO_MANGUINHOS__1_-removebg-preview.png
Design sem nome (3).png
PAP - Devolutiva 1a Ação BMSF (1)_edited.png
  • Instagram
  • EMAIL BRANCO_edited
  • Whatsapp - Vitória Camacho (Diretora de Marketing)
bottom of page