top of page
8ab31363-af97-4e3b-a475-11a78541afed.jpg

Medicina
Solidária

11-removebg.png

Um projeto realizado pela ONG PAP

Fotos das ultimas ações:

medsolidaria.jpg

Ação de Natal 2023

623318bf-26d9-4b1f-8283-6152db25fe19.jpg

Ação de Dia das Crianças 2023

1b024790-b367-4f42-a24d-c246fabe52e7.jpg

Ação de Dia das Crianças na Associação de Amigos do Autista de Barretos em 2022.

Sobre o Medicina Solidária:

Desde 2016, o projeto é responsável por levar assistência para populações vulneráveis de Barretos e as instituições carentes da cidade, através de doações de alimentos, vestuário e insumos para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos assistidos. Além disso, é nosso objetivo promover ações que atendam demandas específicas das instituições, como, por exemplo, ações lúdicas com crianças em datas comemorativas, doações de sangue e de cabelo.

745c36bf-5ed4-4ec7-b90d-58ab38e13132.jpg

Sexta diretoria

''Iniciei no projeto como voluntária e quando pude fazer parte da diretoria e colaborar para o planejamento e elaboração das ações foi ainda mais gratificante. É muito valioso quando vemos as ideias saindo do papel e se tornando realidade, com o objetivo de ajudar as pessoas e instituições que realmente precisam de ajuda. Durante a minha diretoria, pude acompanhar a importância que nossas arrecadações fazem às instituições, principalmente de roupas e cabelos, os quais direcionamos em sua maioria  para a AVCC, a qual ajuda e apoia pessoas em tratamento de câncer na cidade de Barretos.

Saber a importância que o Medicina Solidária tem anualmente em suas ações para as instituições e populações assistidas mudou minha visão e interesse sobre projetos sociais, pois só de perto podemos acompanhar o verdadeiro valor de cada doação.'' - Vitória Camacho Rodrigues.

2020/2021

Sétima diretoria

“Fazer parte do Medicina Solidária contribui ainda mais para minha formação acadêmica. De modo que além de exercer a fraternidade que aprendi dentro de casa, pude desenvolver minhas habilidades de trabalho em equipe e liderança. 
Sou grata a tudo que o Medsol me mostrou e carrego os aprendizados para minha vida e profissão. Ajudar ao próximo é um ato acima de tudo de amor.” - Mayara Porpino

2021/2022

Oitava diretoria

“Minha paixão pelo projeto medicina solidária surgiu no começo do primeiro ano da faculdade. Nesses dias de arrecadação pude ter contato com diversas pessoas e situações as quais me faziam diariamente refletir tanto a respeito das instituições de Barretos como sobre as pessoas em tratamento oncológico assistidas pelas mesmas. No segundo ano, tive a oportunidade de estar na diretoria do projeto, conhecendo realidade dessas instituições, e o quanto elas dependem de doações. 
Por fim, digo que todos deveriam participar desse projeto pois o mesmo nos permite ter vivências que jamais teríamos fora dele, nos trazendo mais próximo da realidade do país, que na maioria das vezes é ofuscada quando vivemos diariamente em nossas bolhas e acabamos não dando devida atenção a tamanha desigualdade social e seus impactos na saúde da população.” - Isabella Tonon

2022/2023

Resultados do último ano (2023):

Mais de 10 instituições de assistência social beneficiadas

Mais de 2000kg de alimentos doados

Mais de 8000 peças de roupa doadas

Mais de 1000 produtos de higiene doados

O projeto cresceu muito ao longos dos últimos anos, mas para as próximas edições é nosso objetivo expandir cada vez mais o número de instituições ajudadas e o número de pessoas impactadas. Nossa maior e principal ação é a gincana solidária, em que os calouros da faculdade arrecadam alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal, vestuário e dinheiro para doarmos as instituições da cidade de Barretos. Além disso, teremos ações de doação de sangue, de natal, de dia das crianças, entre outras.

Próximas
Ações

MedSol ao longo dos anos:

O Medicina Solidária tem uma trajetória marcada por ações significativas desde 2016. Destacam-se, principalmente, as atividades da Gincana Solidária anual, na qual os calouros da faculdade formam equipes competindo para arrecadar doações de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e vestuário. 
Além disso, mantemos a Campanha "Seja a Gota Que Falta/Ato de Amor", que incentiva a doação de sangue para o Hemonúcleo do Hospital de Amor; as Ações de Natal e Páscoa que visam a doação de chocolates e cestas básicas para crianças e famílias carentes, respectivamente.

Nossas iniciativas já abrangeram também a Campanha de Arrecadação de Material Escolar, a Ação de Dia das Crianças na AMA - Associação de Amigos do Autista de Barretos/SP, e a colaboração com a Bateria Azzurra, também realizada no dia das crianças, para proporcionar atividades lúdicas aos pequenos em tratamento oncológico. Outras ações notáveis que já realizamos incluem a Boa DoAção, que arrecadou cabelos, bonés e lenços para pacientes em tratamento oncológico.

Reportagem Medicina Solidária 2023

4f875c79-1620-48ab-b310-8acc1dfeba0b_edited.jpg

Nossa linha do tempo

2016/17
 

Primeira gincana solidária

2018/19
 

Ampliação das ações e das casas assistidas

2022
 

Ação "Seja Gota que Falta", "Ato de Amor" e "Boa Doação"

2023
 

Ações com recorde de arrecadações e doações

2020/21
 

Ações online e arrecadação de material escolar

d3bc815e-9a49-42b8-bdf3-b38d03deb8be_edited.jpg
d3bc815e-9a49-42b8-bdf3-b38d03deb8be_edited.jpg

Um pouco sobre
as instituições assistidas:

Algumas das instituições assistidas pelo projeto incluem a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Barretos (AVCC), a qual presta apoio às pessoas em tratamento oncológico; a Casa de Convivência Mariano Dias, a qual assiste a população idosa; a Casa Transitória André Luiz, a qual é responsável pelo atendimento de acolhimento de longa permanência de mais de 100 adultos e idosos, todos com diferentes tipos de deficiências múltiplas; a Associação Barretense Vida Nova, a qual assiste pessoas com deficiências; Vila dos Pobres, uma instituição de longa permanência que assiste idosos em situação de vulnerabilidade; Creche Dom José de Matos Pereira; Casa do Oleiro, Hemonúcleo do Hospital de Amor de Barretos e famílias em situação de fome e vulnerabilidade social.

  • site
  • site
  • site
  • site
  • site
d3bc815e-9a49-42b8-bdf3-b38d03deb8be.jpg
bottom of page